Dica do Profissional – Como decorar apartamento alugado?

Como decorar apartamento alugado

Dica do Profissional – Como decorar apartamento alugado?

A grande preocupação após alugar um imóvel é como tornar o espaço aconchegante e agradável sem fazer grandes investimentos que não possam ser recuperados. Afinal, a decoração deverá ser preferencialmente removível em caso de mudanças.

 

Muitas vezes, esses espaços apresentam algumas restrições, mas existem segredos que tornam possível (e viável) deixar seu lar com a sua personalidade. Confira abaixo algumas dicas de como decorar apartamento alugado:

Móveis multifuncionais

A dica número 1, e a mais importante delas, é comprar móveis com medidas padrões e disponíveis no mercado, que poderão ser facilmente adaptados a outros ambientes. Além disso, procure por um mobiliário que seja versátil e apresente mais de uma função.

 

Nesse caso, o carrinho de bar é um ótimo exemplo de móvel multifuncional, podendo assumir sua função tradicional, ser peça decorativa e até criado mudo. A palavra chave nesse caso é criatividade!

 

Como decorar apartamento alugado

Pisos Vinílicos

Os revestimentos vinílicos são uma ótima alternativa caso o piso do seu imóvel não te agrade ou não esteja em bom estado de conservação, já que apresentam uma infinidade de possibilidades e não exigem uma grande reforma . Além disso, eles podem ser instalados em até 3 dias e possuem um custo benefício melhor do que pisos cerâmicos ou laminados.

 

Como decorar apartamento alugado

Paredes coloridas

Um pequeno toque de cor faz toda a diferença, mas vá com calma! Na hora de entregar seu imóvel ao proprietário, a cor das paredes deverá ser a mesma de quando você o recebeu, por isso opte por tons mais suaves que não precisarão de várias demãos de tinta para serem cobertos.

 

A tinta proporciona diferentes efeitos nas paredes, como os desenhos geométricos e mistura de cores, permitindo que o espaço ganhe mais vida e personalidade.

 

Como decorar apartamento alugadoPapeis de parede

Os papeis de parede também são indicados para aqueles que não querem mudar as cores originais do imóvel. Uma dica importante é escolher modelos adesivados, que possuem fácil aplicação, (você pode aplicá-lo utilizando a cola própria), e não causam grandes danos às paredes ao serem retirados.

 

Como decorar apartamento alugado

Iluminação

Atenha-se à fiação elétrica existente, (e distribuição de carga nos quadros elétricos), e evite ao máximo a implantação de novos pontos. Boas alternativas em caso de poucos pontos são os abajures e luminárias de piso.

 

Como decorar apartamento alugado

Para aqueles que quiserem investir um pouco mais na iluminação, vale apostar na parte elétrica aparente, que compõe muito bem com o estilo industrial, é uma solução prática e possui em excelente custo benefício. Nesse caso, contrate um bom profissional para caprichar na execução.

 

Como decorar apartamento alugado

Quadros

Utilizar quadros e pôsteres na decoração do seu imóvel alugado é simples, acessível e rápido de ser executado. Mas e quanto aos furos nas paredes? Fácil! Substitua a furadeira pela fita dupla face (neste caso opte por molduras mais leves) e faça uma composição com quadros menores.

 

Os quadros podem estar em qualquer cômodo, mas a parede ideal é aquela que você vê logo quando entra no local. Além disso, procure certa semelhança entre os quadros e suas molduras seja ela por cor, estilo ou tamanho.

 

Como decorar apartamento alugado

Como decorar apartamento alugado

Plantas

Plantas, plantas e mais plantas! Outra dica rápida e acessível que irá contribuir muito para a transformação do seu lar. O verde pode ser apenas um toque no canto da sala, mini hortas verticais ou para os mais entusiasmados, até paredes inteiras! E, com certeza, trará uma sensação imediata de alegria e vivacidade para o cômodo.

 

Como decorar apartamento alugado

Pallets na decoração

Os pallets são originalmente utilizados na indústria para estoque e transporte de mercadorias, mas com os materiais certos podem ser transformados em lindos móveis e criar ambientes inovadores.

 

Por serem fáceis de se manusear, são uma boa escolha para aqueles que não querem investir muito, podendo ser executados no melhor estilo “faça você mesmo”. Suas dimensões são um ponto negativo, já que geralmente seu padrão é de 1,00m x 1,20m, o que pode dificultar sua adaptabilidade à ambientes muito pequenos.

 

Como decorar apartamento alugado

Araras

Como dito no primeiro tópico, fazer um móvel sob medida nem sempre é a melhor opção. Caso seu imóvel alugado não possua armários planejados e você não queira investir em móveis disponíveis no mercado, não se desespere! As araras, quando bem escolhidas, além de práticas, podem se tornar itens decorativos.

 

Opte pelas não convencionais, com algum design diferenciado e com certeza elas darão um toque mais contemporâneo ao ambiente. Alguns materiais indicados são: tubos metálicos ou de PVC, bambus e correntes.

 

Como decorar apartamento alugado

Cortinas e Tapetes

As cortinas e tapetes são ótimas para esconder os pequenos detalhes que não te agradam no imóvel alugado. Além de serem opções de fácil instalação e manutenção, podem ser removidas posteriormente sem grandes problemas.

 

São itens que conferem vida e personalidade ao ambiente, deixando o espaço mais aconchegante. Confira algumas opções acessando a Casoca.

 

Como decorar apartamento alugado

Qualquer que seja a sua escolha na hora de decorar um apartamento alugado, é sempre importante prestar atenção para não danificar o imóvel e consequentemente ter um gasto extra na devolução.

Agora que você conferiu nossas dicas, deixe um comentário nos contando qual melhor se adapta ao seu caso e quais critérios utilizou na hora de decidir!

Sobre Miscelanea Arquitetura


Fundada em 2014, a Miscelânea é uma empresa de arquitetura multidisciplinar, que busca trabalhar sempre com parcerias engrandecedoras, inovação e com foco em resultados satisfatórios e eficientes. Mais que desenvolver um projeto, ela procura superar as expectativas dos clientes e criar uma relação diferenciada e única. -> Quer entrar em contato com a Miscelânea? ->Telefone: (31) 98666-5415 -> Email: [email protected]

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!