Como usar, escolher e combinar cores na decoração da sua casa

cores na decoração

Como usar, escolher e combinar cores na decoração da sua casa

Decorar uma casa não é tarefa fácil, afinal os ambientes devem ser funcionais, bonitos e proporcionar conforto e aconchego. E entre os diversos itens a serem planejados, as cores são, sem sombra de dúvidas, o pesadelo de muitos.

Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas de como utilizar as cores na decoração. Você verá que ter um lar do jeito que você sempre sonhou é mais fácil do que imagina. Acompanhe!

1. Aplique a regra 60-30-10

Quando o assunto é decoração, muita gente não sabe nem por onde começar, e assim, contar com algumas regras simples como a 60-30-10 é de grande ajuda, já que ela dá o pontapé inicial para que você comece a trazer as cores para os espaços.

Divida as cores em porcentagens, 60% de uma cor dominante e mais neutra, 30% de uma cor secundária e 10% de uma cor viva. Na prática, a maior porção deve corresponder às paredes, a porção seguinte aos estofados e tapeçarias, e os acessórios e pequenos itens à menor porção. Assim, não tem como errar!

Projeto: Two Design

2. Escolha um esquema de cores na decoração

Escolher todas as cores que farão parte da decoração da casa pode ser difícil. Dessa maneira, você pode simplificar o processo usando o círculo cromático. Dentre as diversas opções possíveis 2 esquemas são mais simples e eficazes:

Cores complementares

As cores complementares são as que estão em lados opostos no círculo, como laranja e azul, vermelho e verde, e amarelo e roxo. Por mais que pareçam uma opção incomum, na prática elas ornam bem, pois mesclam tons quentes e frios nas composições.





























Projeto: Am Studio

















Projeto: Carolina Danielian

Cores correspondentes

Já as cores correspondentes são as que estão lado a lado no círculo (as famosas tom sobre tom) e compõem um ambiente mais formal quando empregadas. Brinque com diferentes contrastes, como azuis escuros e claros, e tenha um espaço ideal para o descanso e o relaxamento.
























Projeto: 2LG Studio
























Projeto: Samy & Ricky

3. Inspire-se na natureza

Na hora de usar cores na decoração, a natureza pode ser uma ótima fonte de ideias. Com sua infinidade de tons, brincar um pouco com as diversas opções possíveis é uma maneira de trazer alegria para o lar.






























Projeto: Estudio Villa

































Projeto: Raili CA Design

Você pode se inspirar numa praia e aplicar uma paleta de tons como bege, azul e turquesa. Pensar no campo e investir em tons terrosos e verde-escuros. Ou ainda, se inspirar nos animais e fazer uma junção de cores neutras e chamativas.

4. Use os objetos como guia

Se você vai decorar um ambiente que já possui algumas peças, elas podem ser um ótimo guia na seleção de cores. A ideia aqui é pegar o principal item do espaço — como um tapete, um quadro, um sofá ou até mesmo uma planta — e seguir a partir daí.

Projeto: Kimberley Harrison



























Projeto: Anna Parisi

Se você tiver um tapete vermelho, cinza e preto, por exemplo, o cinza pode ser a cor dominante, o vermelho a secundária e o preto a de destaque, ou vice-versa. Utilizando essa dica, você não corre o risco de pintar as paredes e depois não encontrar um mobiliário que combine.

5. Combine cores e emoções

As cores são capazes de proporcionar os mais diversos sentimentos e emoções. Seja pela sua cor propriamente dita ou por evocar boas lembranças de algum fato ou época vivida. Se você quer um espaço, que além de bonito, seja também um local de boas sensações, puxe na memória quais tons te fazem bem.

Tons amarelados podem trazer uma energia alegre para o espaço. Os azuis são ideais para trazer tranquilidade. Os vermelhos e rosas despertam a paixão. Enquanto os verdes são sinônimo de positividade e esperança. Vale a pena soltar a imaginação!





















Projeto: Andrew Franz Architecture


Projeto: Archtype


Projeto: Julianna Camargo


















Projeto: Raili CA Design

























Projeto: Shoko Design

Usar cores na decoração é uma maneira de deixar o lar muito mais aconchegante e convidativo para todos que frequentam o ambiente. Esperamos que essas dicas te motivem a ter uma casa muito mais colorida e estilosa.

Se gostou deste post e quer ficar atualizada sobre mais conteúdos como esse, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram, sempre com um post novo para você!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!