Projeto de escada: qual a altura ideal para instalar o degrau?

Projeto de Escada

Projeto de escada: qual a altura ideal para instalar o degrau?

Se você deseja decorar sua casa, tornando os espaços mais bonitos e otimizados, um bom projeto de escada não pode ficar fora dos seus planos de reforma.

 

Porém, a definição da escada correta não leva em conta apenas o tipo de ambiente e a escolha entre os diversos materiais. Existem medidas padronizadas de altura e de comprimento tanto para a escada como um todo quanto para seus degraus e corrimões. Essas dimensões servem para permitir um caminhar confortável e seguro, já que escadas mal planejadas oferecem riscos à segurança no dia a dia de uma casa.

 

Neste post, você aprenderá um pouco mais sobre normas para a construção adequada de escadas. Vamos lá?

Quais normas devo seguir para projetar minha escada?

No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a entidade reguladora responsável pela definição e pela publicação das regras gerais de construção civil, incluindo diretrizes referentes à construção de escadas. Existem três publicações da ABNT relativas ao tema: a NBR 9050, a NBR 9070 e a NBR 9077.

 

Parâmetros adicionais de acessibilidade em escadas e corrimões também podem ser consultados no site da ABNT.

 

Quais são os tamanhos ideais para a instalação?

O arquiteto francês Nicolas François Blondel (1618-1686) estudou a fundo as questões de conforto, energia e segurança em escadas, ou seja, questões de ergonomia. Ele desenvolveu a famosa Fórmula de Blondel, mostrada a seguir:

 

M = 2H + G

em que M é o tamanho do piso onde apoiamos o pé, H é a altura entre um degrau e outro e G é a largura de um degrau. Por ter sido criada no século XVII, a fórmula de Blondel já passou por atualizações, mas não mudou sua essência.

 

Atualmente, os valores mais coerentes e aplicados por engenheiros e arquitetos em projetos de escadas são: altura entre dois degraus de 15,5 a 19 cm (nunca tendo variação superior a 0,5 cm entre um e outro) e 60 cm de largura mínima do degrau.

 

A superfície onde pisamos deve ter entre 27 e 32 cm de comprimento. A inclinação ideal fica entre 30 e 35 graus. Assim, além de a escada não ocupar espaço desnecessário, ela também não gera desconforto ou mesmo possíveis lesões ao ser utilizada.

 

Vale a pena lembrar que as dimensões citadas referem-se a uma escada doméstica convencional. Caso seu projeto seja para uma edificação com alto nível de circulação de pessoas, o ideal é procurar normas e especificações apropriadas.

 

O corrimão faz parte do projeto de escada?

Depende. De acordo com cada edificação, sua presença pode ser obrigatória ou opcional. Porém, sua instalação é recomendada para oferecer maior segurança a todos os usuários, principalmente aos idosos, às crianças e às pessoas portadoras de necessidades especiais.

 

As normas NBR citadas definem que a elevação do corrimão em relação ao solo deve estar entre 80 e 90 cm, e que seu comprimento deve se estender por toda a área necessária ao uso. A distância até a parede deve ser de 4 cm para áreas internas e de 10 cm para áreas externas.

Inspiração de Escadas

 

Separamos alguns projetos de escada para te inspirar. O primeiro, é uma escada super modernada projetada por Pietro Terlizzi Arquitetura.

 

Projeto de Escada Caracol

 

Também de Pietro Terlizzi, trazemos esse projeto de uma escada em metal para um ambiente corporativo. Uma ideia bem inovadora, moderna e com um custo interessante! Se esse estilo te agrada, não deixe de ler o nosso post sobre o uso de cinza na decoração.

 

Projeto de Escada Insdustrial
Agora selecionamos algumas escadas projetadas pelo escritório Sesso & Dalanezi Arquitetura.

 

Uma escada em madeira, super charmosa!

 

Escada em Madeira

 

Uma escada em “L” bem interessante, em um projeto com uma cara bem minimalista.

Projeto de Escada em L

Uma escada bem interessante, que conta com um toque de sofisticação do projeto de iluminação com arandelas.

Escada lateral

E por último essa escada que liga 3 pisos, muito bem projetada!

Escada dupla

Gostou de conhecer algumas dicas para melhorar seu projeto de escada? Em nossas redes sociais, você encontrará muitas outras dicas e informações úteis para sua casa, sobre decoração e organização, para que seus ambientes fiquem ainda mais bonitos, modernos e aconchegantes.

 

Não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram e confira!

Sobre Casoca


Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos. Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!