Polêmica no mundo arq&design. O Ministério Público de Milão, na Itália, sentenciou os renomados arquitetos Stefano Boeri e Cino Zucchi, alegando um possível conluio em um concurso internacional para a construção da Biblioteca Europeia de Informação e Cultura, que deve ser inaugurada em 2026.
🔎 O que aconteceu? A acusação aponta que houve, antes e durante a avaliação dos projetos, uma troca de mensagens entre Lunati Angelo Raffaele, Floridi Giancarlo (do escritório Onsitestudio) e os comissários Zucchi e Boeri por meio da intervenção de Pier Paolo Tamburelli (do Studio Baukhu), que participou da elaboração do projeto vencedor, quebrando a regra de anonimato do concurso.
- Em mensagens que discutiam o resultado, Tamburelli pedia para que os comissários pudessem identificar, reforçar e apoiar o projeto apresentado pelo consórcio Onsitestudio-Baukuh-Sce + outros para efeitos de adjudicação do concurso, o que realmente aconteceu.
- Para completar, essas mensagens teriam sido apagadas – mas, como sabemos, deletar nem sempre significa fazer desaparecer. Todo esse material, com data entre 6 e 8 de julho de 2022, foi reunido na sequência de buscas e apreensões feitas pela Polícia Financeira de Milão.
As últimas atualizações. O juiz Luigi Iannelli, que investigou o caso, sentenciou Boeri e Zucchi a não mais comporem comissões julgadoras para contratos públicos. Além disso, Boeri e Tamburelli foram sentenciados por 1 ano e Zucchi por 8 meses.
Sobre Casoca
Somos a plataforma oficial de especificação do mercado de arquitetura e design no Brasil. Com mais de 270 mil arquitetos e designers cadastrados, recebemos o acesso de mais de 15 mil profissionais diferentes em um único dia! Oferecemos, de forma digital e gratuita, acesso a um acervo de mais de 20 mil produtos, incluindo arquivos 3D, fotos, catálogos e informações técnicas fornecidas e atualizadas por mais de 350 marcas do mercado brasileiro. Tudo para que você possa realizar especificações com mais qualidade e agilidade para os seus clientes.