8 dicas para ter sucesso ao projetar com Lastras

lastras portobello

8 dicas para ter sucesso ao projetar com Lastras

Alguns detalhes fazem toda a diferença. Entenda o que levar em consideração para acertar em seus projetos de arquitetura e interiores com revestimentos cerâmicos de grandes dimensões. Acabamento, transporte, custos e outros detalhes são importantes ao projetar com Lastras.

 

Para profissionais de arquitetura que costumam desenvolver ambientes imponentes e sofisticados, projetar com porcelanatos em grandes formatos — conhecidos como Lastras — , certamente é uma boa ideia.

 

No entanto, por causa de suas características, é necessário tomar alguns cuidados com esse material, como você confere na sequência.

 

1. Considerar o cliente ao projetar com Lastras 

Assim como no caso de outros produtos, ao projetar com Lastras é necessário considerar preferências e necessidades de quem vai usar o espaço.

 

Geralmente, esse produto aparece em obras de alto padrão. Contudo, também pode agradar pessoas que preferem um visual clean, sem tantos recortes e rejuntes, por exemplo.

 

 

2. Considerar os ambientes do projeto

É possível projetar com Lastras em diferentes ambientes e superfícies. Como esse é um material muito resistente, com diversos acabamentos — como natural, polido e EXT —, dá para usar no piso, na parede, na fachada, em bancadas e em móveis, tanto em locais secos, quanto em áreas molhadas.

 

Portanto, é importante ficar de olho nas características do produto, conferindo para qual ambiente e superfície é a sua indicação. Por exemplo, para o piso do banheiro, as Lastras com acabamento polido são contra indicadas, pois podem provocar escorregamento. E no caso das bancadas e tampos de mesa, o ideal é especificar Lastras color body.

 

3. Especificar formatos, acabamentos e superfícies

lastras portobello

Especifique a Lastra para orientar o cliente (Projeto: Portobello)

Lastra não é um único material. Dentro dessa categoria de revestimento cerâmico, há variedade de formatos, acabamentos, texturas e superfícies. Então o ideal é especificar os revestimentos.

 

Na Portobello, há várias opções de formatos de Lastras, como 160×160, 90×180, 120×270 e 160×320. Ainda, há Lastras específicas para uso em bancadas, tampos de mesas e outros móveis, identificadas pela sigla SU BE.

 

Entre os materiais naturais que a Lastra reproduz, os mais usuais são: mármores, pedras, madeiras e concreto.

 

 

4. Escolher a paginação ao projetar com Lastras

A paginação é um pouco diferente em projetos com Lastras. Em vez de pensar na metragem do revestimento, o ideal é fazer a contagem das peças.

 

Essa diferença no seu planejamento ocorre porque as peças são bem grandes. Portanto, considere usar o mínimo possível de placas. Dessa forma, você terá menos junções e o projeto ganhará a sensação de continuidade e amplitude.

 

Entretanto, nem sempre é melhor investir na maior Lastra disponível. Planeje bem os tamanhos e evite cortes nas placas de porcelanato. Tudo isso deve ser elaborado no momento do projeto.

 

5. Procurar mão de obra especializada

Por serem peças gigantes e finas, que requerem mais cuidado para o manuseio, ao projetar com Lastras você precisa ter bons profissionais para fazer o assentamento.

 

6. Analisar como será o transporte

 

lastras portobello

Lastras podem ser usadas até para formar mesas e bancadas (Projeto: Paola Navone)

Antes mesmo de projetar, você deve entender se isso é possível. Afinal, esse é um material que é capaz de passar dos 2 metros de altura, o que inviabiliza algumas obras.

 

Verifique como será o transporte das Lastras: se as peças passam no hall de entrada, em caso de prédios, no elevador e em portas. Em alguns casos, pode ser necessário fazer o içamento.

 

7. Pesquisar argamassas e rejuntes específicos

No mercado, há diversos produtos voltados para revestimentos em grandes formatos. Mas não se engane, pois nem sempre eles são os ideais.

 

Ao projetar com Lastras, é importante conferir as recomendações do fabricante. Dessa forma, é possível evitar problemas na hora do assentamento.

 

8. Apresentar um orçamento ao cliente

É essencial que o seu cliente consiga enxergar os benefícios de se projetar com Lastras. Com as placas maiores de porcelanato, você utilizará menos rejunte e conquistará um acabamento diferenciado. 

 

Essa é uma escolha que pode pesar no orçamento da obra, no entanto, escolhendo materiais de qualidade, você consegue prolongar a vida do seu projeto.

 

Além de dicas, a Portobello compartilha novidades e projetos para te ajudar na hora da especificação de revestimentos! Acesse o Archtrends e também o canal de blocos 3D da Portobello Shop no Casoca!

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!