8 dicas de criação de conteúdo para o seu perfil de arquitetura ou design

8 ideias para você criar conteúdo para o seu perfil de arquitetura ou design

8 dicas de criação de conteúdo para o seu perfil de arquitetura ou design

Estar nas plataformas digitais é essencial para arquitetos serem vistos e reconhecidos pelos seus projetos e trajetória profissional. O Instagram, por exemplo, é como um portfólio, e se você não está mostrando seu serviço ali, suas chances de criar novos negócios podem ser reduzidas. 

Muitos arquitetos, designers e decoradores sentem-se perdidos ao iniciar ou dar continuidade aos seus perfis e gerar autoridade através dele. Para auxiliá-los, separamos 8 dicas de marketing de conteúdo que podem surgir de lugares que você ainda não tinha reconhecido como uma oportunidade de criação; confira abaixo:

1. Explore o seu entorno

ideias para arquitetos

Observe e avalie os detalhes de decoração e arquitetura dos lugares por onde você passa. O olhar atento é uma das características principais que você deve ter. Caso você se hospede em um hotel ou visite alguém, registre tudo de interessante que você observou. Qualquer saída pode servir de inspiração. Inclusive, você pode reservar um tempo da sua agenda para fazer tours pela cidade e observar tudo que pode lhe ajudar em um próximo projeto.

2. Faça projetos-conceito

projeto-conceito para arquitetos

Grande parte dos profissionais de arquitetura, decoração e designer não criam projetos quando não possuem clientes em determinado momento. Não fazer isso pode ser um desperdício de oportunidade. Os momentos que você não tem cliente são momentos perfeitos para criar projetos-conceito que representem a sua que representem a sua personalidade e destaquem seus diferenciais como profissional. Após criado, divulgá-los nas mídias sociais pode ser uma boa forma de atrair novos clientes que se identifiquem, de fato, com as suas criações.

3. Publique “antes e depois”

Nunca se esqueça de registrar fotos e vídeos do seu projeto antes e depois de finalizados. Essa é uma boa forma de mostrar ao seu público toda a sua capacidade criativa, qualidade de trabalho e comprometimento. Se possível, peça avaliação do seu cliente nessas redes para você ter prova social do que faz.

4. Publique Collabs

collab arquitetos

Construa boas parcerias com outros profissionais e publique trabalhos colaborativos. Essa é uma ótima forma de mostrar seu trabalho e mostrar seu trabalho e alcançar novos públicos interessados.

5. Faça um tour pelo projeto

Pessoas se interessam por vídeos e imagens, muitas vezes até mais do que por textos. Por isso, priorize fazer um tour pelo projeto, passando por todos os ambientes e, se necessário, dando uma breve explicação sobre o que foi feito ali. Porém, cuidado com a edição do vídeo. Ao escolher uma música de fundo, por exemplo, escolha uma que expresse o valor da sua marca e que não capte mais atenção do que a própria imagem.

6. Conteúdo com novidades

conteúdo arquitetura

Uma boa forma de gerar maior autoridade é mostrar que você se faz presente em grande parte das novidades que envolvem o seu nicho. Quando você for visitar ou participar de feiras e mostras, não deixe de compartilhar o que você viu por lá e suas experiências no evento. Compartilhar as novidades com o público é uma forma de mostrar a eles que você, acima de tudo, se mantém atualizado sobre o mercado.

7. Dê dicas aos clientes

tendencia decoração

Ao criar conteúdo educativo, você fortalece sua autoridade e reputação no meio, destacando-se como referência e especialista na área. Isso não só atrai potenciais clientes, mas também promove uma comunidade mais informada e engajada em torno do design e da arquitetura.

Ao investir tempo na produção de conteúdo relevante, os arquitetos elevam o nível de apreciação da arquitetura na sociedade e estabelecem conexões valiosas com outros profissionais e entusiastas da arquitetura, design e decoração. Dê dicas de decoração, de iluminação e estratégias que podem deixar o ambiente mais agradável.

Fique de olho nas tendências para poder estar sempre atualizado e entregar ao seu público o que ele realmente está procurando. 

8. Pesquise palavras-chave, temas e termos procurados pelos clientes em potencial 

palavras-chave arquiteto

Não somente para perfis nas redes sociais mas também para o seu site (caso você tenha um), a recomendação é que, antes de você escrever um conteúdo, você pesquise quais são os termos e palavras-chave mais pesquisados pelos seus clientes em potencial. 

Para isso, analise o site de outros profissionais que te inspiram e portais de arquitetura reconhecidos. Quando os pesquisamos no Google, quais são as palavras-chave que nos levam até eles e quais são as palavras-chave pelas quais você gostaria de aparecer na primeira página do Google? Você pode entender melhor sobre palavras-chave clicando aqui

Outra forma de você saber quais tipos de conteúdo o seu público anda buscando é através da ferramenta Google Trends. Lá, você irá obter milhares de ideias de conteúdo a partir das perguntas mais buscadas pelos usuários nos mecanismos de pesquisa. É uma oportunidade de você criar conteúdo de forma mais assertiva. 

Estar no digital é essencial para você captar clientes que estão em busca do seu serviço. Ao fazer isso de maneira estratégica, seguindo essas dicas, suas chances de aumentar a autoridade são maiores. Manter sua audiência nutrida e a par do que você faz fará ela ganhar segurança em contratar você – e isso pode ser decisivo para sua jornada. Aplique essas dicas e esteja sempre atento às nossas redes sociais e ao site do Casoca para se manter informado. 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

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