BIM para Arquitetos: Tudo que Você Precisa Saber

BIM para arquitetos

BIM para Arquitetos: Tudo que Você Precisa Saber

O CASOCA RESPONDE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BIM, QUAIS AS VANTAGENS DO MÉTODO E QUAL SOFTWARE UTILIZAR

 

Cada dia mais arquitetos e designers têm migrado para o BIM, porém muitos ainda estão receosos em investir nesta tecnologia que, de fato, demanda dedicação no aprendizado.

 

Se ainda possui dúvidas se esse método funciona para seu escritório, este artigo é para você! Aqui explicaremos o funcionamento do BIM, suas vantagens em relação ao modelo clássico e falaremos sobre os maiores softwares do mercado.

 

 

Características principais da modelagem em BIM

 

De forma simplificada, o BIM (modelagem de informações da construção) é um processo de modelagem de software inteligente, criado para profissionais da construção civil. Seu grande objetivo é facilitar não apenas o processo de criação, como também a revisão e compatibilização dos modelos concebidos, considerando sua função de interoperabilidade entre diversas disciplinas da construção civil.

 

Sendo assim, diferente de um simples desenho 2D feito no AutoCad ou uma modelagem oriunda do Sketchup, por exemplo, os modelos criados em BIM são dotados de informação, carregando as propriedades reais do elemento.

 

Exemplificando: se você é arquiteto ou designer de interiores, ao utilizar um bloco em BIM em uma ambientação, seja ele uma peça de mobiliário ou até mesmo um simples objeto de decoração, o produto irá trazer consigo (ou existe a possibilidade de inserir dentro do software) as informações necessárias como dimensões, marca, quantidade e custos que, por sua vez, podem ser inseridos em uma tabela gerada automaticamente.

 

 

As vantagens do BIM em relação ao modelo clássico de projetar

 

Pode-se dizer que o BIM é sobre otimizar o tempo e evitar retrabalhos. Além das informações inseridas, existe a possibilidade de criar um modelo realista e vistas técnicas que se atualizam de acordo com as modificações no 3D, tudo isso em apenas um software.

 

No modelo clássico de projetar, é comum que arquitetos iniciem o trabalho de modelagem no Sketchup, depois exportem as vistas para serem editadas no AutoCad, gerando o desenho técnico. Em caso de modificações, que são comuns e fazem parte do processo projetual, todo o processo descrito acima deve ser revisado manualmente, até que se obtenha a proposta final.

 

Ao trazer uma maior automatização, o BIM elimina os retrabalhos, considerando que 3D, vistas e informações técnicas interagem entre si. O que acaba economizando horas de trabalho que poderiam estar sendo gastas na otimização do modelo ou até em outros projetos.

 

Outro diferencial do BIM é que o modelo criado pelo arquiteto pode ser exportado para IFC (Industry Foundation Classes), que nada mais é que o principal padrão para troca de dados openBIM.

 

Em outras palavras, através do IFC, é possível compartilhar para os projetistas de complementares e orçamentistas todo o modelo criado, incluindo o 3D e todas as informações nele inseridas. Esse processo é crucial para otimizar o processo de projeto e compatibilizar o modelo, nas diversas disciplinas da construção.

 

 

REVIT X ARCHICAD: qual deles utilizar?

 

Hoje em dia existe uma grande variedade de softwares de modelagem em BIM, mas dentre tantos, 2 em especial destacam-se: o Revit e o Archicad. O primeiro pertence a Autodesk, que é a mesma empresa desenvolvedora do AutoCad e gigante no mundo dos softwares de construção civil, já o Archicad é desenvolvido pela Graphisoft e não fica atrás no quesito competitividade, pois está cada vez mais espaço no universo BIM, inclusive no Brasil.

 

Mas afinal, qual deles utilizar? O consenso entre profissionais e especialistas é que a escolha é relativa e vai depender muito do processo do projetista, o ideal é experimentar e só então tomar a decisão, ambos oferecem período de teste gratuito. Nesse episódio do Anteprojeto Podcast, discutimos um pouco mais sobre o assunto, vale a pena conferir!

 

Sobre as suas semelhanças, os dois programas simulam o modelo real da construção virtualmente, integrando as informações dos elementos do design. Vistas, plantas e cortes são gerados automaticamente e atualizados de acordo com as mudanças no modelo. E por fim, ambos possuem ferramentas para criar geometrismos avançados que reproduzem fielmente o modelo desejado.

 

O Revit difere do Archicad no quesito de alcance, que é global, enquanto o segundo é utilizado de forma mais tímida, com menor alcance internacional. Outra diferença é que a curva de aprendizado do Revit é mais longa, enquanto o Archicad é mais funcional e com interface mais amigável.

 

Outra vantagem do Archicad é que os arquivos são mais leves, o que faz muita diferença quando se está lidando com modelos de maior complexidade. No entanto, na questão de recursos o Revit leva vantagem, pois, como pertence a Autodesk e também é mais utilizado, existe uma maior comunidade de suporte disponível, maior número de tutoriais, add-ons e ebooks.

 

 

 

Parametrização e Informações dos objetos

 

Na parametrização, as informações  do elemento são vinculadas de acordo com os parâmetros especificados. A parametria é um método que não se concentra apenas em um resultado único, como no projeto CAD tradicional, mas em todo o processo de projeto.

 

Esse processo pode ser usado para descrever e derivar automaticamente muitas informações de projeto diferentes. Hoje, os métodos paramétricos são usados ​​em diferentes aplicações, como construção biônica, construção leve, construção modular e construção de infraestrutura.

 

Qual o melhor formato de parâmetro? Não existe um padrão específico. Os EIRs ou BEPs são os documentos em que você define quais são os termos que devem ser seguidos na nomenclatura.

 

Marcas em Bim disponíveis no CASOCA

 

O mercado de projeto da construção civil está mudando de vez e a nova realidade é o BIM. As marcas também estão cada vez mais se adaptando a esta realidade e na nossa página de modelos 3D,  marcas como a Vivix Vidros, Vertical Garden, Konkrë, Accord e Portobello Shop, já estão presentes  e investiram nesta tendência.

 

Clique aqui para acessar

 

O CASOCA, muito atento às mudanças do mercado, tenta sempre ofertar a melhor experiência para seu usuário. Visite nossa página e confira os nossos blocos BIM disponíveis!

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!