O que é o maximalismo? Entenda mais sobre essa tendência que vem ganhando espaço

maximalismo o que é

O que é o maximalismo? Entenda mais sobre essa tendência que vem ganhando espaço

“Mais é mais”; talvez essa seja uma boa frase para definir o maximalismo. Em oposição ao minimalismo, essa tendência dá valor ao exagero, às cores vivas e vibrantes e à sobreposição de elementos. E você sabe como surgiu esse movimento?

Como surgiu o maximalismo?

O maximalismo foi idealizado e concretizado pelo arquiteto Robert Venturi, que falava que “Less is bore” ou “Menos é entediante”. Venturi trouxe pela primeira vez essa expressão em seu livro “Complexidade e Contradição na Arquitetura” (1866). Com o passar do tempo, a tendência foi abraçada por muitos profissionais de arq&decor em oposição ao minimalismo. Isso porque muitos acreditavam que a tendência era uma forma de personalizar e tornar único um ambiente, estampando a personalidade do cliente e, consequentemente, criando um espaço completamente exclusivo.

Quais as principais características do maximalismo?

Como falamos anteriormente, a tendência é a arte do exagero; e, para que isso aconteça, existem alguns fatores que a compõem. A mistura de estilos, harmonia, composições diversas, preenchimento de espaços vazios, utilização de elementos que transmitem a personalidade do cliente e, talvez o principal de todos, a escolha de móveis e decorações que sejam temporários – isso permite que a personalização seja feita quando o cliente quiser (afinal, não somos os mesmos o tempo inteiro, certo?).

Como montar um ambiente maximalista?

Agora que você já sabe as características do maximalismo, é hora de colocá-lo em prática no seu projeto. Primeiramente, entender as necessidades e gostos do cliente é essencial para criar um ambiente totalmente personalizado. Depois disso, atente-se para estas questões:

1. Use cores e suas complementares

Lembre-se que a harmonia é peça fundamental. Escolher uma cor única vibrante ou paleta de cores com uma composição complementar vai transformar o ambiente. A cor é essencial para dar vida ao projeto e transmitir conforto, ainda que seja um ambiente exagerado. Por isso, utilize-as com responsabilidade.

Design de Interiores do Movimento Memphis Milano. Imagem cortesia de Zanone via Archdaily

2. Preencha espaços vazios de maneira estratégica

Ao contrário do minimalismo, espaços vazios devem ser preenchidos. Quadros, fotografias, objetos, espelhos podem ser boas soluções; inclusive, não se preocupe demasiadamente com o alinhamento deles – esse pode ser o detalhe que vai diferenciar o projeto.

quadros maximalistas

Instagram @apartmenttherapy via Archdaily

3. Utilize objetos de decoração que contem histórias

Para transmitir personalidade, a escolha dos objetos que a represente será um grande diferencial. Objetos que representam fases da vida do cliente, de colecionadores e gostos individuais podem ser priorizados. Fazer com que ele se sinta abraçado pelas próprias memórias aumenta a sensação de pertencimento ao ambiente.

 

4. Transite pelos estilos

Não se apegue a uma única fase artística. Se dialogar com as necessidades do cliente, utilize elementos desde o barroco até o pós-moderno. Isso será ideal para criar um ambiente exclusivo.

Projeto Sala Divertida, com móveis de design, como o clássico sofá Chesterfield, cadeiras Panton, a luminária da Kartell e obras de arte contemporâneas garimpadas pela Europa, via Casa Vogue.

estilos maximalistas

O apartamento maximalista de Steph Wilson. Imagem © Steph Wilson via Archdaily

E como fica o consumismo nessa questão?

Uma das preocupações dessa tendência é se ela estimulará o consumismo desenfreado, mas saiba que isso não é, necessariamente, uma verdade. Muitos dos projetos maximalistas podem aproveitar objetos que já fazem parte da vida do cliente, e isso colabora para que um espaço único seja criado. Além disso, ainda na tentativa de utilizar objetos que contem histórias, a reciclagem de elementos é uma boa solução. A visita à antiquários pode ser uma excelente solução para não estimular a produção de maneira excessiva.

Arquitetos para se inspirar com essa tendência

Existem alguns profissionais de arquitetura, decoração e design que priorizam o maximalismo em suas criações; conheça alguns deles e seus projetos:

Estúdio da designer Adriana Barra; imagem via Casa Vogue

Projeto da designer de interiores Neza Cesar, com luminária assinada por Ingo Maurer.

(Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia / Foto: Edgard César) via Archtrends

(Projeto: Portobello Shop Niterói) via Archtrends

Projeto de Marcelo Salum; imagem (Leo Martins/Veja SP)

O maximalismo ganhou também destaque na CASACOR 2023, e tudo indica que a tendência vem com tudo nos próximos anos. 

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para ficar por dentro das novidades e notícias sobre arquitetura, design e decoração.

Fontes: Archdaily; Casa Vogue; Archtrends; Veja.

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!