Estande da Portobello é o mais sustentável da história da Expo Revestir

Estande da Portobello é o mais sustentável da história da Expo Revestir

O estande da Portobello na Expo Revestir 2023 tem 1.000 metros quadrados e é o mais sustentável feito pela marca e da história da feira, com uma taxa de reaproveitamento de 95%. 

Durante o evento de revestimentos e acabamentos, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista, será possível ver de perto detalhes dessa criação, que levanta a discussão sobre a sustentabilidade da arquitetura temporária em feiras de grande porte e curta duração. 

Essa ação faz parte do compromisso do Portobello Grupo com a sustentabilidade, que se estende a toda sua atividade no mercado, da indústria ao varejo. 

A seguir, confira tudo sobre a estrutura do estande e saiba como ela será reaproveitada após o evento.

 

Sustentabilidade na Arquitetura

Interior do estande da Portobello, onde ocorreram visitas guiadas (Foto: Guto Campos)

A sustentabilidade é um tema urgente no mundo, e essa necessidade é repercutida também no universo da arquitetura e da construção. Hoje, existem várias abordagens que podem mitigar os impactos desses setores no meio ambiente e na sociedade. Essas atitudes alcançam escolha de materiais, relação com pessoas e preservação ambiental. 

É necessário olhar e, de fato, se importar com o que está por dentro das estruturas. Essa, inclusive, é a missão da Portobello. Além de desenvolver materiais sustentáveis, a marca está envolvida em diversas ações sociais, promovendo um impacto positivo em sua comunidade e no planeta.

 

Leia também:

Estande da Portobello é o mais sustentável da marca e da feira

Segundo o arquiteto Giovani Bonetti, responsável pelo projeto do estande da Portobello, uma arquitetura temporária precisa ser pensada a partir de três pontos: reaproveitamento (não só da exposição, mas também da estrutura), acessibilidade e condições de trabalho da mão de obra.

Cuidando desse tripé, com uma gestão organizada e séria, conseguimos gerar um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade. Afinal, é preciso levar em conta o curto período e grande pegada ecológica que grandes feiras expositivas causam.

Pensando nisso, a Portobello sempre se preocupou e buscou formas de mitigar o impacto socioambiental em suas participações. No ano passado, por exemplo, na Expo Revestir, conseguiu reaproveitar boa parte de seu estande em outras atividades. Porém, neste ano, a marca se esforçou para ir ainda mais fundo, pensando no que está por dentro: a estrutura.

Reaproveitamento do estande da Portobello

O estande da Portobello alcança os 1.000 metros quadrados e é sustentado por uma estrutura metálica e em mdf, que funciona como um largo esqueleto. Essa estrutura recebe os revestimentos assentados e garante a segurança de todos.

 

Registro da montagem do estande revela a estrutura metálica que será reaproveitada no Centro de Distribuição (Foto: Maria Silvia Ferraz)

Após a Expo Revestir 2023, a estrutura metálica e o fechamento de mdf serão redirecionados para a indústria e centros de distribuição da Portobello em Jundiaí (SP) e em Tijucas (SC). Eles serão remontados como porta-paletes, como são chamadas grandes estantes industriais para armazenamento de produtos. As placas de mdf serão serradas para formar as prateleiras, que serão encaixadas na estrutura metálica.

Porta-paletes no Centro de Distribuição da Portobello Shop em Jundiaí (SP) (Foto: Ricardo Wolf)

Além disso, expositores, mobiliário e iluminação usados na Revestir serão levados, posteriormente, às lojas Portobello Shop. 

Com muita responsabilidade ambiental, o estande da Portobello é um dos principais destaques da Expo Revestir 2023. Além disso, espera-se que a iniciativa sirva de inspiração para outras empresas do mercado buscarem soluções sustentáveis nos próximos anos.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira as novidades da Portobello para esse ano em seu preview.

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!