Acelere o processo criativo dos seus projetos com moodboard

Acelere o processo criativo dos seus projetos com moodboard

Elaborar projetos de espaços e ambientes é algo desafiador. Por isso, encontrar maneiras que ajudem no processo criativo de um projeto é perfeito para a otimização de tempo, entrega de resultados e um olhar positivo do cliente sobre o produto final. E com o intuito de ajudar vocês nesta missão, preparamos um conteúdo bem interessante sobre o moodboard, esta metodologia simples e eficaz que norteia projetos.

 

paletas de cores moodboard

Mas, afinal, o que é moodboard?

O moodboard é uma ferramenta utilizada por profissionais como arquitetos, designers de interiores, designers gráficos entre outros. Ela ajuda bastante na construção de conceitos e ideias em um processo criativo.

Esta ferramenta pode ser traduzida como “painel de humor” ou “painel de inspiração” e permite aos seus criadores, utilizarem de recortes de imagens, vídeos, vetores, marcas, produtos e demais elementos para a composição de uma obra. Ou seja, esta técnica permite a predefinição de um projeto antes da sua execução.

Podemos definir o objetivo do moodboard como a forma de traduzir a personalidade de uma pessoa por meio de elementos. E com aplicação de conhecimentos técnicos dos profissionais de ambientes, tanto a elaboração de um projeto, quanto a entrega dele se torna mais viável. Além disso, o moodboard pode ser feito de forma fixa ou digital.

moodboard fixo

Quais as vantagens de utilizar o moodboard?

Uma das grandes vantagens em utilizar o moodboard em um processo criativo, é a otimização de tempo e a organização de ideias. Pois ao utilizar esta espécie de mural com referências, você garante que o final do seu projeto saia conforme o planejado.

Mas além deste benefício, listamos aqui outras duas vantagens que farão toda diferença na hora de elaborar os seus projetos:

– Harmonização de ambientes

Apreciar um projeto finalizado e bem feito é a coisa mais linda do mundo, não é? Mas chegar nessa etapa, às vezes é complicado, pois ao tirar da mente aquela ideia de projeto, pode haver uma mistura prejudicial de gostos e estilos.

Por isso, ao utilizar o moodboard no seu processo criativo e visualizar bem as cores, texturas, e elementos que moldarão o seu projeto proporciona ambientes mais harmônicos.

– Eliminação de futuros falhas

Além de organizar melhor suas ideias, o uso do moodboard auxilia na clareza para eliminar qualquer proposta que não se conecte com sua ideia de projeto. Isso porque esta ferramenta ajuda na definição de detalhes na hora de criar um projeto, e qualquer conceito que venha destoar do conceito escolhido já sai de cena.

 

Como utilizar o moodboard na prática?

Agora que você já entendeu o que é moodboard, seu objetivo e funcionalidade, chegou a hora de ensinarmos a você dicas práticas de como utilizar esta ferramenta a seu favor. Confira abaixo:

1 – Defina o design que deseja usar em seu projeto

O seu projeto será clássico ou moderno? Com muitos detalhes ou minimalista?. Um dos primeiros passos para elaborar o seu projeto utilizando o moodboard é definir qual o estilo de design que o ele terá. Fazendo isso, você consegue contextualizar melhor a sua ideia e os elementos que vai utilizar.

2 – Escolha as paletas de cores e as texturas

A escolha de paletas de cores é primordial para criar o seu moodboard. Ela permite a você a versatilidade na elaboração dos ambientes, ou seja, o quarto do seu projeto não precisa, necessariamente, ter a mesma cor da sala, pode conter combinações diferentes. Mas não se pode esquecer um detalhe: a paleta de cores deve ornar com o projeto em sua totalidade.

E quando se trata de textura, essa versatilidade é ainda maior, pois você pode fazer adaptações das texturas para qualquer objeto, não precisa se limitar somente a texturas de construção, como tijolos e mármores, por exemplo.

 

paletas e texturas em moodboard

 

3 – Use outros recursos além de imagens

Que imagens vale mais que mil palavras, isso a gente já sabe. Mas se tratanto de mooboard, o que deixa um projeto ainda mais valioso é o uso de vídeos. Isso mesmo! Se você está utilizando o moodboard digitalmente, inserir vídeos para definir e expressar melhor a personalidade do seu projeto é algo muito bacana.

4 – Tenha referências

Se você está muito inspirado para elaborar um projeto, esta é a hora perfeita para agir.

Você pode explorar todas as referências que tem para passar ao seu cliente, e claro, ouvir o que ele tem a dizer. Pois tudo o que tiver a ver com personalidade do cliente sobre o projeto deve ser levado em consideração aqui.

5 – Revise o material mooboard

Quando se trata de criar um moorboard, a pressa é literalmente inimiga da perfeição. Por isso, não se preocupe em terminar o material de uma vez só, nem fique ansioso para ver a opinião do cliente sobre ele.

Crie o seu moodboard, revise-o, corrija o que tiver que ser corrigido e aí sim, mostre o resultado para o cliente.

Vamos praticar?

Agora que você já sabe como o moodboard é um verdadeiro aliado na criação de projetos de sucesso, que tal deixar sua criatividade fluir agora mesmo?

Ah, e não esqueça, para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado de arquitetura e decoração, basta acompanhar nossos conteúdos semanais. Estamos sempre aqui para ajudar você!

 

 

 

 

 

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!