SUA MARCA NO MUNDO BIM: Porque Esse Investimento Te Conecta com o Futuro

BIM para arquitetos

SUA MARCA NO MUNDO BIM: Porque Esse Investimento Te Conecta com o Futuro

O mercado da arquitetura e da construção civil está em constante evolução e mudança, mas uma delas está transformando o processo de projeto ao redor do mundo e veio para ficar de vez: estamos falando do BIM (Building Information Modeling), o sistema mudou o paradigma de trabalho de arquitetos e engenheiros e a forma que as marcas do ramo precisam se diferenciar para conquistar esses profissionais.

 

Mas afinal, o que é BIM?

 

O BIM, sigla que se traduz para Modelagem de Informação da Construção, é um sistema de projeto em que o modelo virtual de uma construção está atrelado à informações para a construção do edifício, o processo de projeto passa a ser integrado ao gerenciamento de informações que envolvem todo o projeto e sua concretização. 

 

Dessa forma, a ideia não é projetar trabalhando só com representações através de desenhos e maquetes virtuais, mas sim alimentar um software (geralmente ArchiCad ou Revit) com todas as informações que envolvem a edificação e assim obter um modelo em que todas as etapas de projeto se comunicam.

 

Embora possa parecer mais complexa inicialmente, a metodologia de trabalho do BIM não só é mais prática (pois corta etapas de retrabalho para representação) como também evita mais erros que outros processos, especialmente na hora de integrar o projeto arquitetônico aos seus projetos complementares (estrutura, elétrica, hidráulica), uma vez que todas as informações estão conectadas a um só modelo. 

 

BIM para arquitetos

Por que arquitetos e engenheiros estão migrando para o BIM?

 

Para além das vantagens já comentadas, outro fator que têm atraído muitos profissionais a aderirem ao sistema BIM é que para concorrer à obras públicas através de licitações as prefeituras têm exigido o uso da tecnologia em seus editais.

 

Isso porque em 2019 foi decretada uma lei que detalha como até 2028 o sistema será implementado e obrigatório em projetos no país. 

 

Assim, em 2021 a primeira etapa dessa lei foi implementada e o BIM passou a ser obrigatório em projetos de arquitetura e engenharia considerados de grande relevância. 

 

Tais decretos e leis, parte do projeto de disseminação da tecnologia no país, apenas confirmam como o sistema de Modelagem de Informação da Construção representa a nova realidade do mundo dos projetos e construções.

 

Pesquisa Casoca: BIM também é a tendência para reformas e interiores

 

O Casoca realizou uma pesquisa a fim de observar como estava a adesão do seu público ao sistema BIM, e foi assim que percebemos que grande parte do público de arquitetos que trabalham com reformas e interiores têm migrado do tradicional 2D + 3D para o BIM. Os dados obtidos foram os seguintes: 

 

  • Cerca de 40% do público utiliza os modelos ofertados pelo Casoca para o sistema BIM;
  • Dessa parcela de usuários, 45% busca modelos para o Revit e 55% para o ArchiCad, ou seja, o público se divide quase meio a meio entre os dois softwares.

 

Entretanto, mesmo o BIM se mostrando mais prático em várias etapas, sem encontrar os modelos dos itens que compõe o projeto próprios para o sistema BIM, vários arquitetos acabam tendo uma dor de cabeça muito grande ao precisar gastar parte do seu tempo precioso convertendo modelos de SketchUp para ArchiCad e Revit, ou até modelando do zero produtos que compõem o mercado brasileiro. 

 

Por conta disso, o Casoca recebe muitos pedidos para expandirmos mais a nossa entrega para o BIM, e os profissionais que usam o sistema tendem a recorrer mais às marcas que se mostram adaptadas a essa nova realidade da construção civil. Já iniciamos a nossa Categoria BIM, e você pode destacar os seus produtos através dela!

 

BIM para arquitetos

 

Como surfar a onda BIM: 3 dicas para criar blocos que os arquitetos vão amar

 

Como constatado, a demanda por modelos próprios para BIM dos produtos que compõem o mercado brasileiro da arquitetura é crescente, e a oferta desses modelos pode ser um fator crucial para a escolha de uma marca em detrimento de outra no processo de projeto dos profissionais. 

 

Por isso, aqui vão dicas essenciais para se atentar ao criar blocos para os principais programas BIM: 

 

  • Se atente a leveza do bloco: Como já dito, os programas que trabalham com o BIM concentram todas as informações ligadas ao projeto em um só lugar. Para isso, componentes que não sobrecarreguem o modelo são importantes;

 

  • Não abra mão do realismo: A tecnologia da Modelagem de Informação da Construção é sobre projetar já criando a edificação como ela será na vida real já no modelo, por isso, o realismo dos componentes usados é importante. Mas não se esqueça da leveza também, então na hora de criar os blocos é preciso ponderar sobre as informações essenciais que devem ser incorporadas ao modelo.

 

  • Sempre que for possível, crie modelos parametrizáveis: Dentro do BIM, todos os elementos que compõem o modelo do projeto são operados através de parâmetros, que podem ser modificados a qualquer momento. Essa é a maior vantagem do BIM em relação a softwares 2D e 3D. Dessa forma, criar o seu bloco parametrizável significa dizer que você irá ofertar o modelo com os parâmetros disponíveis para o arquiteto ou engenheiro manipularem da forma que melhor se adapta a cada projeto, adequando o seu produto perfeitamente ao fluxo de trabalho do profissional.  

 

Agora é vez da sua marca: seja um dos pioneiros e invista no BIM

BIM para arquitetos

 

Atualmente existem diversas plataformas internacionais para disponibilizar seus objetos BIM como a BIM OBJECT, BIM STORE, MODLAR… Se você está em busca de um público no Brasil, o principal deles é o CASOCA, onde mais de 7mil arquitetos e designers de interiores pesquisam por produtos diariamente, para especificarem em seus projetos. 

 

Se a sua marca possui relacionamento no nicho de arquitetura, é muito importante não perder tempo e modelar seus produtos em BIM, conectando-se diretamente com os profissionais especificadores! O CASOCA oferece todo o suporte na criação e disponibilização desses arquivos, para que você não precisa se preocupar.

 

 

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!