Como escolher blocos 3d

Como escolher blocos 3d

O que são blocos 3D?

Blocos 3D são componentes virtuais utilizados para programas de representação 3D como o Sketchup, 3dsmax, Revit, e Blender. Os blocos 3D passaram a ter grande importância para arquitetos e designers pois eles são os elementos que permitem que os profissionais representem suas ideias em projeto. Com as ferramentas tridimensionais os clientes conseguem visualizar de forma muito mais clara como será o resultado do projeto de arquitetura. Quando os profissionais utilizam blocos 3D que representam produtos reais do mercado eles conseguem ainda mais proximidade de realismo, encantando ainda mais seus clientes.

Porque blocos 3d de qualidade são essenciais para o sucesso de um projeto

Elaborar projetos de arquitetura com blocos 3d requer atenção, criatividade, e conhecimento. É preciso escolher bem quais blocos 3d usar nas bibliotecas de sketchup. Isso porque ao utilizar blocos 3d de baixa qualidade você terá muito mais dificuldade para encantar seus clientes, pois suas imagens não ficaram muito profissionais. Além disso, utilizar blocos de baixa qualidade pode travar seu computador, deixando seu trabalho cada vez mais lento e desgastante.

Há ainda um grande problema quando profissionais de arquitetura e design utilizam blocos 3D de produtos que não existem no mercado. O grande problema nessa prática é que no final ao apresentar seu projeto para o cliente é muito provável que ele queira comprar o arquivo exato do seu projeto 3D. Assim, você acaba fazendo do seu serviço uma experiência frustrante para seu cliente, uma vez que ele não poderá comprar aquilo que ele está vendo no projeto. A melhor prática na hora de fazer projeto é tentar utilizar blocos 3d de produtos reais do mercado.

Sabendo disso, separamos 5 dicas para você acertar na escolha dos blocos 3d. Vem conferir!

blocos 3d

É importante ter uma boa noção sobre qualidade de blocos 3d antes de partir para a execução do projeto

Mergulhe nas funcionalidades do 3D Warehouse

Uma das ferramentas mais conhecidas entre os profissionais de arquitetura, design, decoração etc é o 3D Warehouse. Esta biblioteca de sketchup gratuita é super útil para quem elabora projetos . Afinal, na plataforma é possível encontrar casas, carros e até pessoas. Sendo uma plataforma oficial do sketchup, no 3D Warehouse qualquer pessoa pode contribuir para a bilbioteca 3D, por isso, para que você consiga encontrar os melhores blocos é importante conhecer as funcionalidades de navegação: Explore todos os filtros possíveis, e descubra os melhores atalhos usar quando você quiser encontrar algo específico.

Foque nos detalhes e no tamanho do arquivo ao escolher um Bloco 3d

Dê muita atenção aos blocos 3d que deseja usar. A cor, a textura, e a modelagem são fatores muito relevantes, pois não basta encontrar um bloco que se encaixe no seu projeto, é preciso ver se ele tem qualidade. Uma dica simples é: use blocos 3d com linhas maleáveis e texturas realistas isso passa mais confiança em seu projeto e diferencia blocos bons de blocos ruins. Mas muito cuidado, alguns modelos 3D podem parecer maravilhosos porém ser muito pesados! Eles podem travar seu computador e dificultar o seu trabalho deixando tudo muito lento. A dica é: tente sempre encontrar um meio termo que envolva qualidade e simplicidade (nada de arquivos super pesados para o sketchup).

bloco 3d ruim

bloco 3d bom

Confira várias categorias antes de decidir qual item que vai usar

Se você quer criar um projeto com foco em uma cozinha, o mais óbvio seria procurar blocos 3d na categoria a ver com isso. No 3d warehouse mesmo, há categorias como Comida & Bebida, mas se você analisar melhor, existem categorias e subcategorias que também podem ser úteis para a sua ideia, como eletrodomésticos ou revestimentos. Por isso, busque estudar todas as possibilidades não apenas as mais óbvias. Por exemplo, se você está procurando por uma cama, pode ser que você encontre bons blocos 3d numa categoria relacionada a Colchas ou Quarto de Casal. 

Cuidado com a humanização em excesso!

Humanizar um projeto 3d traz mais realismo a um projeto. Mas um erro comum na escolha de blocos 3d em bibliotecas de sketchup é confundir a humanização do projeto, com o excesso de elementos decorativos, e isso pode gerar um impacto negativo. Lembre-se quanto mais modelos 3D você utilizar no projeto mais pesado será o seu arquivo e mais difícil pode ficar de trabalhar. Alguns elementos de humanização como plantas, vasos, apesar de pequenos podem ser arquivos muito pesados!

Um dica para manter a humanização que você quer sem prejudicar seu projeto no sketchup é apostar na pós produção. A pós produção vai permitir você fazer a humanização usando softwares como o photoshop e illustrator. Depois que sua renderização já estiver pronta, basta editar a imagem e colocar plantas, pessoas, carro, iluminação e todos os componentes que você não usou no modelo 3D.

Conheça outra biblioteca sketchup para aprimorar seus Projetos com blocos 3d

Assim como o 3d warehouse, é importante ficar de olho em outras que podem te ajudar! O Casoca, por exemplo, é um plataforma gratuita que também permite a você baixar modelos 3d de qualidade. Além disso, focamos em produtos existentes no mercado brasileiro, e exibimos detalhadamente preços e as marcas que os vendem. Para acessar basta Clicar aqui e criar a sua conta gratuitamente!

E aí, gostou das dicas? 

Como mostramos, acertar nas escolhas dos blocos 3d para seus projetos e estar atento a cada detalhe faz toda diferença. Então agora que você já entendeu mais sobre assunto, é hora de deixar esse medo de errar de lado e colocar as mãos na massa. Bom projeto! 

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!