Revit e Sketchup: qual a diferença entre esses softwares?

Revit e Sketchup

Revit e Sketchup: qual a diferença entre esses softwares?

Ao longo dos anos, softwares de arquitetura foram desenvolvidos para ajudar aos profissionais em seus projetos. Entre eles, o Revit e Sketchup. Esses dois softwares são os mais utilizados atualmente.

Esta diversificação de softwares é algo muito bom, pois dá ao usuário o poder de escolha. Dessa forma, cada pessoa opta em usar o software que mais se adeque. Mas como toda ferramenta, apresentam diferenciais, e cada um pode ser mais indicado para cada caso específico. E é sobre isso que falaremos hoje.

Conheça cada uma delas!

O que é o Revit?

O Revit surgiu um pouco antes do Sketchup, e por meio dele, é possível colocar em prática o esboço do material desejado.

Este software que modela nos formatos 2D e 3D, permite detalhes mais precisos em uma criação como: informações de medidas, ângulos, escalas etc.

Ao usar o Revit, o projetista consegue obter precisamente as informações de medidas, ângulos, materiais e escalas de um projeto. É possível adicionar também, valores para cada parte do projeto. Por exemplo, na criação de uma janela, dá para adicionar o tamanho, espessura das esquadrias, e o material que ela será feita.

O software oferece também um infraestrutura colaborativa, ou seja, várias pessoas de uma equipe podem trabalhar no mesmo projeto, e ainda conta com recursos de renderização.

Quais são as vantagens do Revit?

  • Informações de todos os elementos do projeto;
  • Planejamento, controle de custos, quantitativos, organização das fases do projeto;
  • Permite o trabalho em equipe;
  • Contar com um renderizador nativo, que mesmo  simples, dispensa plugins para gerar imagens realistas.
  • Modelagem 3D BIM: que permite a criação de rascunhos de layout de um projeto em modelagem 3D e a conferência na mesma hora por parte do cliente.

O que é Sketchup?

Lançado nos anos 2ooo, o Sketchup é um software de modelagem 3D ideal para desenvolver projetos com facilidade.

Por ser um é um software muito intuitivo, mesmo com pouco tempo de uso, o usuário consegue obter resultados excelentes.

O Sketchup apresenta as versão gratuita e paga. A diferença é que com a versão gratuita apesar de você ter acesso a todas as funcionalidades, você só poderá utilizar por um tempo limitado de 30 dias! Após esse tempo você deve adquirir sua licença paga para continuar utilizando o software.

Este software é perfeito para projetos com muitos objetos, como por exemplo, uma decoração de interiores de uma casa, onde cada produto criado, geralmente, é específico para cada ambiente.

Quais as principais vantagens do Sketchup?

  • É um software bem definido e com ferramentas bem desenvolvidas;
  • O trabalho final de um projeto pode ser visto sem ser renderizado;
  • É compatível com os sistemas operacionais como Windows e Mac;
  • Permite criar imagens e animações muito realistas;
  • Apresenta frequentes atualizações para melhoria de um projeto.

 

E agora, qual software escolher?

Escolher qual software usar na hora de projetar é muito relativo. Pois, em outras palavras, tanto o Revit, quanto o Sketchup apresentam ótimas funcionalidades e valem a pena, apenas, tem propostas diferentes.

Para resumir, podemos dizer que o Revit é um pouco mais complexo, mas apresenta elementos mais detalhados na construção de um projeto. Já o Sketchup apresente blocos 3D mais realistas uma usabilidade mais prática até para profissionais iniciantes e estudantes.

É importante lembrar que não existe uma ferramenta melhor ou pior que a outra; para definir a sua preferida é preciso experimentar cada uma delas e entender qual se encaixa melhor para seus objectivos hoje!

 

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!