Aprenda a especificar vidros com a Vivix: um roteiro definitivo para seu projeto

Aprenda a especificar vidros com a Vivix: um roteiro definitivo para seu projeto

Além de ser 100% reciclável, durável e de fácil manutenção, o vidro é um material que oferta muita variedade e que pode oferecer diversas soluções para um projeto.

Ainda assim, nem sempre todas as opções são exploradas por projetistas e as especificações de vidros mais recorrentes são feitas “no automático”, fazendo com que por vezes a escolha seja até mesmo inadequada e não atenda às normas técnicas.

Se você também sente que não domina as opções que o material oferece. Acompanhe esta leitura e aprenda a especificar vidros com a ajuda do catálogo da VIVIX Vidros Planos, disponível aqui no Casoca. Ao fim da leitura, você saberá bem como explorar todas as opções desse material e conhecerá as diversas soluções disponíveis no mercado.

 

vivix_projeto

O segredo para a melhor escolha: comece sempre do porquê do uso e aplicação no projeto

Para especificar um vidro no projeto você deve definir 4 elementos: o tipo, a marca, a cor, e a espessura. 

Antes de mais nada, é importante lembrar que todo uso de vidro na construção civil é regulamentado pela Norma da ABNT NBR 7199, que detalha quais os tipos do material podem ser usados para cada situação e quais as especificações técnicas ele deve atender. Portanto, ao projetar, esteja sempre atento a essa norma.

Sabendo disso, antes de passear por todos os vidros ofertados no mercado, o primeiro passo é partir do uso que ele terá no projeto e verificar quais tipos são permitidos para essa situação. Por exemplo: para coberturas e guarda-corpos o vidro escolhido precisa ser o laminado; a partir disto, a especificação já está encaminhada. 

Mas então, quais os tipos de vidros e os seus usos mais adequados? 

Para conhecer as opções, usaremos como base o catálogo da VIVIX, disponível aqui no Casoca

Aqui, é importante buscar produtos de qualidade, bem acabados e com garantia, de um fornecedor que atenda a todas as normas técnicas. Além de possuir esses requisitos citados, a VIVIX é uma marca sólida e com preços competitivos com o mercado de luxo, que se preocupa em se manter moderna e produzir de forma sustentável. 

No catálogo da VIVIX você irá encontrar quatro tipos principais de vidros, divididos em seis linhas de produtos. Cada um possui uma indicação mais adequada:

 

  1. Vidro Plano MonolíticoO tipo mais comum, de onde partem os outros vidros, e portanto, pode receber processo de têmpera (que gera o vidro temperado), serigrafia, curvação e ser usado no duplo envidraçamento (vidro insulado). Na VIVIX, é encontrado nas formas incolor, colorido (colorido na massa, portanto ainda translúcido) e pintado, disponível na linha Decora.

    Aplicação:
    Com várias possibilidades, ele será seu aliado na decoração! Pode ser aplicado em paredes para mural de escrita ou compor outros adornos. Na versão temperada, que possui ótima resistência térmica, pode ser usado também para boxes, esquadrias insuladas, entre outros.vivix_vidros_projeto

  2. Espelhos e reflexíveis: VIVIX Spelia
    Como possuem a camada de prata, os espelhados exigem alguns cuidados projetuais para uma instalação que não o coloque em contato direto com umidade, gerando oxidação. Dessa forma, ao especificar espelhos, certifique-se de que a parede que irá recebê-lo seja plana, nivelada e livre de umidade. Está disponível nas versões incolor, cinza e bronze.Aplicação: São diversas as possibilidades, podendo ser usado em salas, banheiros, quartos, móveis, molduras, elevadores e objetos de decoração.
  3. Vidro Plano Laminado: VIVIX LaminaAtualmente, é a principal opção de vidro de segurança para uso na construção civil. É composto por duas lâminas de vidro unidas por uma camada de PVB (polivinil butiral), que mesmo em casos de quebra garante a união das partes do vidro. Além da segurança, a linha de laminados da Vivix também bloqueia 99,6% dos raios UV. Ao especificá-lo, se atente também aos parâmetros da Norma ABNT NBR 14697 para vidros laminados e usos de segurança. Aplicação: É o vidro exigido para uso em coberturas e guarda-corpos. Também é usado em portas, janelas, vitrines, balcões, entre outros. 

    projeto_vidro_vivix

  4. Vidros com proteção solar: VIVIX PerformaSão os vidros produzidos com alta tecnologia de proteção solar, ideal para as características climáticas brasileiras, com revestimento de alta resistência química e mecânica e em variações reflexivas. Ideal para fachadas, bloqueia quatro vezes mais a entrada de calor do que um vidro comum, e também compõe a versão laminada de segurança.Aplicação: Principalmente usado em fachadas e janelas devido ao seu fator de proteção, mas pode ser usado também em ambientes internos. 

Sabendo o tipo e a marca, como concluir a especificação ideal?

Os últimos passos são a escolha da cor e espessura. Desde que o vidro escolhido possua os requisitos e tratamentos exigidos para o seu uso, a cor pode ser escolhida pensando nos critérios estéticos do projeto e no conforto do usuário.

Para a escolha da espessura, deve-se recorrer à norma técnica mais uma vez e optar por uma das medidas do catálogo da marca que se encaixe nos requisitos pedidos na norma.

E aqui vai uma dica de ouro: Após especificar o vidro, certifique-se de que o projeto contempla a estrutura correta para a sua instalação, comportando seu peso e as exigências do fabricante. Ao projetar um pergolado de vidro, por exemplo, a escolha do vidro é tão importante quanto o projeto da estrutura que irá recebê-lo.

 

Tudo pronto, agora é só contar com a segurança da VIVIX no seu projeto!

A VIVIX tem uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo e é a única no país com capital 100% nacional, ofertando sempre os vidros mais requisitados do mercado com segurança e qualidade.Agora que você já sabe o que considerar nas 4 etapas de especificação de vidros, aproveite para baixar os blocos da VIVIX disponíveis aqui no Casoca! Garanta já para o seu projeto o que há de mais seguro e atual no mercado de vidros, seus clientes agradecem!

 

vivix_casica

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!