Decoração Rústica: Saiba como usar!

Pietro Terlizzi

Decoração Rústica: Saiba como usar!

Cada vez mais comum nos dias atuais, a decoração rústica (na maior parte das vezes, contrastando com elementos modernos), tenta trazer um ar mais campestre e tranquilo aos lares das aceleradas e estressantes cidades em que vivemos.

 

A ótima notícia é que com a super diversidade e a tecnologia de ponta dos materiais de revestimento, marcenaria, mobiliário e objetos, temos um vasto leque de opções para reproduzirmos esses acabamentos rústicos em nossos projetos e ambientes modernos.

 

Continue acompanhando as dicas incríveis preparadas pelo profissional paulista responsável por vários projetos sensacionais que você verá a seguir, Pietro Terlizzi Arquitetura.

 

1. Itens que se destacam na Decoração Rústica

O uso de elementos que remetam a natureza, como, por exemplo, a madeira, a pedra, o tijolo (terra), os tecidos de animais, a vegetação e até mesmo o fogo; trazem de certa forma, um aconchego e tranquilidade cada vez mais requisitado dentro dos ambientes. Eles são os responsáveis por transmitir a sensação de relaxamento e calma que tanta gente procura ao optar por uma decoração rústica.

 

Materiais como a madeira podem ser “achados” em porcelanatos, pisos emborrachados, adesivos e aglomerados. Vejam como a madeira maciça fica bem legal em contraste com ambientes modernos. E claro, em ambientes modernos sempre temos a opção de incluir um item diferente, como uma mesa de centro ou uma mesa lateral rústica.

 

decoração rústica decoração rústica

 

As pedras e revestimentos em tijolo podem ser feitos de materiais compostos e/ou artificiais transmitindo a ideia de um material natural, porém com sua origem bem longe do mesmo. Dentro de um loft em São Paulo, o efeito pode ser incrível.

 

decoração rústica

Tecidos sintéticos que reproduzem fielmente o toque e imagem do couro natural ou alguma outra pele de animal, além de aconchegantes, são ambientalmente corretos e respeitam a natureza, o que acham de utiliza-los?

Esse exemplo é para o couro sintético com aparência de um couro natural envelhecido:

 

decoração rústica

 

Jardins verticais, ou o simples uso de plantas de plástico ou “plantas embalsamadas” são uma ótima opção para quem não tem tempo e/ou jeito para manutenções periódicas! Mas claro, sempre que possível, tente usar as naturais.

 

decoração rústica

 

O uso de revestimentos cerâmicos que lembram tons terrosos também são uma ótima técnica para um ambiente aconchegante e charmoso, em meio a estilos de iluminação modernos.

 

decoração rústica decoração rústica

 

Por último, as lareiras que não soltam fumaça (sim, elas esquentam de verdade). Esse é um item que pode ser implementado em praticamente qualquer local e por isso está dominando o mercado!

 

decoração rústica

 

2. Onde encontrar

Não existe mais a dificuldade de se encontrar esses elementos em uma loja de artigos para casa, eles estão em todos os lugares, até mesmo em shoppings online! E melhor, cada vez mais acessíveis e diversificados, disponíveis para todos os gostos e bolsos.

 

Deve-se a isso o aumento em sua popularidade nos últimos anos pelo que temos acompanhado no mercado de decoração de interiores e arquitetura.

 

3. O contraste entre a decoração rústica e a moderna

Assim como na maioria dos estilos de decoração, o contraste entre estilos sempre deixa os ambientes mais interessantes visualmente. O contraste entre a decoração rústica e a decoração moderna (clean, industrial ou hightec) cria um jogo muito interessante (desde que seja usado com cautela) misturando os elementos rústicos mais pesados com a leveza dos materiais modernos.

 

decoração rústica

 

Elementos da decoração moderna como concreto/cimento e vidro ou da decoração hightec, como as instalações elétricas aparentes e a iluminação contemporânea podem contrastar de forma positiva com materiais do estilo rústico como o tijolo, plantas, as pedras e a madeira.

 

decoração rústica

decoração rústica decoração rústica decoração rústica

 

4. Uma tendência a nível de CASACOR

A decoração rústica está tão em evidência, que a mostra de arquitetura e design mais importante do País, a CASACOR, teve na edição 2018 o tema “A casa viva”, onde a interação entre dentro e fora teriam que ter a mais natural correlação possível.

 

Sabem qual foi o resultado? Como não poderia deixar de ser, vimos a presença quase que total do rústico mesclado com o que há de mais moderno no mercado de design!

 

O paisagismo foi um dos carros chefes e os ambientes externos mesclaram as plantas, pedras e fogueiras! Essa tendência pode ser vista em praticamente todas as edições da mostra espalhadas pelo país.

 

Edson Lorenzzo – Casacor SP 2018

decoração rústica

Marina Linhares – Casacor SP 2018

decoração rústica

 

Então vemos que essa mistura é quase que inevitável no padrão de vida em que levamos! Afinal, não podemos e nem queremos deixar as vantagens do mundo moderno de fora de nossas casas para morarmos em uma espécie de casa de campo isolada ou numa fazenda.  Mas temos sim a possibilidade de combinar o que há de melhor nos 2 estilos de decoração, trazendo o conforto e aconchego, sem deixar de lado a contemporaneidade!

 

Agora você já pode começar a utilizar a decoração rústica e moderna nos ambientes da sua casa! Deixe seu comentário sobre as dicas dadas pelo escritório Pietro Terlizzi Arquitetura e não deixe de conhecer mais sobre outros projetos inspiradores do Pietro clicando aqui.

Sobre Pietro Terlizzi


Pietro Terlizzi Arquitetura é um escritório de arquitetura e design de interiores localizado na cidade de São Paulo, fundado e dirigido pelo Arq. Pietro Terlizzi. O escritório desenvolve projetos nas áreas residenciais, comerciais e corporativa. A preocupação com a atividade e o impacto que o espaço projetado irá causar; como a relação das escalas, da luz, da temperatura, das texturas e cores; e a diferente percepção e vivência que cada pessoa terá dentro dele é o motor que impulsiona cada novo projeto. A preocupação com o resultado de cada um dos projetos levou o escritório a se comprometer com todas as etapas do projeto, desde a elaboração do conceito, passando pela execução da obra até a finalização na escolha dos objetos e mobiliário.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!