Podcast Anteprojeto – O podcast Casoca com Leticia Lopes

Podcast Anteprojeto – O podcast Casoca com Leticia Lopes

O Brasil se tornou o 5º país em 2021 no ranking de crescimento produção de conteúdos para podcast! Não ficamos de fora dessa nova tendência, o Casoca, em parceria com a arquiteta Leticia Lopes, deu vida ao Podcast Anteprojeto! Um podcast feito por arquitetos para arquitetos, designers e curiosos! 

 

A ideia surgiu quando conversamos com a Leticia sobre os tipos de conteúdo que ela estava mais consumindo no momento, e quais ela sentia falta como arquiteta. Foi aí que nos contou que uma das principais mídias que começou a consumir durante a pandemia foi o podcast. Segundo pesquisa feita pelo Ibope, mais de 57% dos brasileiros começaram a ouvir esse tipo de mídia durante esse período também. Um tipo de conteúdo fácil de se consumir no dia a dia, como no trabalho, no trânsito, no banho, nos momentos livres, cuidando da casa ou em qualquer momento!

 

E para a criação do nosso podcast, convidamos a Leticia, que topou de imediato! Assim nasceu o Anteprojeto Podcast, pensando em levar aos arquitetos as histórias dos profissionais que tanto nos inspiram! Através das suas histórias de sucesso e perrengues, conhecemos um pouco mais sobre como começaram e porque escolher a profissão. Eles nos contam os seus desafios no início da carreira, como conciliam a vida profissional com a pessoal, pelo que são inspirados e um pouco sobre os processos e projetos dos seus escritórios. 

 

Sobre o nome: Anteprojeto Podcast

 

Logo Anteprojeto

Logo Anteprojeto Podcast

Para o nome do nosso projeto, queríamos algo que remetesse ao nosso meio da arquitetura, lembrando do início dos processos. E nada mais perfeito que ANTEPROJETO, é exatamente a fase em que o arquiteto projeta com 3D! Tudo a ver com a nossa plataforma! Além de ser uma palavra usada na área e remeter ao início de algo maior

 

O lançamento do Podcast – Mostra de Arquitetura Modernos Eternos

 

ambiente modernos

PopUp Estúdio – Modernos Eternos 2021

Para impactar nossos ouvintes, escolhemos lançar o projeto em uma mostra de arquitetura e design! Foi com o convite da Modernos Eternos que surgiu a ideia de criar um PopUp Estúdio. Um ambiente para receber nossos convidados e gravar os episódios! Aproveitamos o espaço também para divulgar a estreia do nosso podcast!

No vídeo abaixo um tour pelo nosso cantinho:

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Foi um processo muito novo, desafiador e trabalhoso para nós: procurar um bom editor, equipamentos, estudar roteiros e criar toda a identidade visual. E foi tudo bem corrido, para garantirmos o lançamento durante a Mostra Modernos Eternos 2021

 

O primeiro episódio foi ao ar no último dia da mostra. Como uma forma de fechar as gravações e começar o nosso novo ciclo com o Anteprojeto! A partir daí foram lançados episódios todas as quintas-feiras, em todas as plataformas de áudio e também na nossa plataforma.

 

Finalizamos a temporada com nove episódios incríveis e inspiradores para vocês! E vocês podem maratonar todos por aqui! E ano que vem temos uma temporada incrível chegando! Você pode dar sua sugestão de quem você quer ver no podcast! Corre para esse post e me conta, quem sabe seu arquiteto ou designer favorito não aparece na próxima temporada?!

 

Convidados da primeira temporada

 

Episódio #01

#01 Dudi Duarte – A Arquiteta dos Famosos

Nesse primeiro episódio, Dudi Duarte nos contou um pouco mais sobre a sua trajetória de sucesso como arquiteta, empreendedora e blogueira. Em um bate-papo delicioso e descontraído, Dudi fala sobre as estratégias que utilizou para conseguir os primeiros clientes, e que sempre soube que seria famosa! 

 

Episódio #02

#02 Gustavo Penna – Poesia e Arquitetura

Nesse episódio tivemos a honra de entrevistar um dos arquitetos mais conhecidos do Brasil! Graduado pela UFMG, Gustavo Penna já ganhou prêmios nacionais e internacionais com suas obras. Em um bate-papo inspirador, nos contou sobre a importância da subjetividade e da interdisciplinaridade com a música, arte e poesia em suas inspirações. 

 

Episódio #03

#03 Estela Netto – Projetos de Alto Padrão

Estela Netto nos contou sobre como decidiu fazer Arquitetura, os desafios enfrentados durante o início de carreira, e como entrou no universo dos clientes que tem hoje. Ela reforçou sobre a troca de conhecimento que acontece entre todos os profissionais do seu escritório, que tem desde o princípio, uma gestão horizontal “duas pessoas irão pensar melhor do que uma”.

 

Episódio #04

#04 Júnior Piacesi – Leveza e Minimalismo

Nessa conversa leve e deliciosa, conhecemos um pouco mais da história e do trabalho do Junior e da Piacesi Arquitetura: como ele começou na área, seu primeiro emprego na CEMIG e como criou a sua linguagem e “assinatura” minimalista, muito presente em seus projetos. 

 

 

Episódio #05

#05 Viviane Mazoni – Empreender X Projetar

Nesse bate-papo, Viviane Mazoni nos contou sobre a sua trajetória de transformar o escritório em casa (na época que isso não era tão comum assim) em uma empresa consolidada, com processos bem definidos, equipe alinhada e obras a todo vapor!

 

 

Episódio #06

#06 Dávila Arquitetura – Grandes Empreendimentos

Afonso Walace é sócio e Diretor da Dávila Arquitetura, um dos maiores e mais respeitados escritórios voltados a soluções em arquitetura e urbanismo do país. Com muito carisma e entusiasmo, ele nos contou histórias da sua infância, do seu envolvimento com a música, arte, design e arquitetura. Aprendemos um pouco mais sobre a história da empresa e como começaram a liderar o design de centenas de empreendimentos, muitos deles já icônicos e nacionalmente premiados, incluindo o Prêmio Master Imobiliário. 

 

 

Episódio #07

#07 Regina Padilha – Arquitetura Sustentável

Regina é fundadora do escritório Pura Arquitetura – que se destaca com seus projetos de arquitetura sustentável. Ela nos contou sobre o início de sua carreira, seus estudos em Madrid e como foi a entrada no nicho que atua hoje. Seu canal de YouTube já tem mais de 85mil inscritos, onde publica vídeos sobre obras e projetos autorais. 

 

 

Episódio #08

#08 Eduardo Muzzi – O poder das Redes Sociais

Eduardo Muzzi nos comprovou o poder do compartilhamento! Em sua trajetória, sua vontade de fazer dar certo foi fundamental para tantas conquistas com tão pouca idade. Descobrimos como ele optou por fazer Design de Interiores, e sobre o início do seu escritório!

 

 

Episódio #09

#09 Grupo Bigfer e Hettich Brasil – Da garagem de casa aos + 2.200 funcionários

Maurício Alexandrini é diretor, filho dos fundadores do grupo Bigfer, que é hoje o maior fabricante de acessórios para móveis do Brasil. Fomos até Farroupilha, no Rio Grande do Sul, conhecer a estrutura do grupo. Que detém os direitos brasileiros da marca Hettich. Além do Maurício, esse episódio conta com a participação da Letícia Kercher, designer e analista de marketing. Eles nos contaram um pouco mais da história da empresa, que teve sua gestão focada em pessoas desde o dia 1.

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!