Móveis Planejados – Dicas Práticas para Projetar

moveis planejados

Móveis Planejados – Dicas Práticas para Projetar

Projetar móveis planejados é sempre um desafio! A convite da Hettich, Marca alemã de Ferragens, o Casoca gravou um conteúdo muito útil que vai te ajudar!  Fomos ao Rio Grande do Sul aprender e conhecer mais sobre todos os processos.

Leticia Kecher, Designer de Produtos e Especialista em Acessórios para Móveis, e Mari, do Casoca, organizaram 5 Dicas Práticas para ajudar nós arquitetos a projetarem móveis planejados e móveis sob medida. Entender a importância de especificar os Puxadores e Ferragens para os móveis planejados e também as principais diferenças de acessórios de qualidade para os armários planejados, gavetas, e móveis sob medida! E ainda conhecer todos diferenciais da Hettich, empresa líder de mercado no assunto!

 

Entenda a realidade do seu cliente

Parece clichê, mas entender a realidade dos nossos clientes é a melhor forma de conseguir um projeto funcional, dentro do orçamento e que eles usarão por um grande período de tempo.

Com tudo, entender qual é o tipo de espaço é o primeiro ponto. Será uma casa para viver toda a sua vida ou um apartamento que passará alguns anos e logo se mudará? Isso é primordial. Quando falamos sobre projetos e móveis planejados não estamos falando somente sobre cozinhas ou sobre quartos, e sim sobre ambientes completos. Precisamos estudar e aplicar aos projetos o que realmente é a realidade do cliente. Caso seja um apartamento alugado certamente ele não vai querer um móvel que ele não possa levar com ele quando se mudar. Por isso entender o cliente é essencial!

Além disso, é importante saber quanto está disposto a investir, pois podemos ir do 8 ao 80 em um móvel só.

Sobre projetos planejados de cozinha temos uma infinidade de opções, como de cozinhas mais simples, com acessórios, pedras, ou cozinhas mais conceituais, com elementos diferentes e tecnologias aplicadas. Por isso é tão importante saber o seu budget e o quanto o ambiente será usufruído. Fazer um ambiente que estoure o orçamento e ser um local que o proprietário não utilize não é o adequado.

 

dicas móveis planejados

 

Pense na funcionalidade

Muitas vezes quando fazemos os projetos pensamos na parte estética, como nosso cliente vai se sentir quando entrar no ambiente. Porém, o lado estético chega a ser um bônus para o ambiente funcional! Precisamos primeiro entender se o que está propondo é funcional e será útil para o cliente e para o ambiente como um todo. Se as portas ou gavetas conseguem ser abertas no espaço que estão inseridas, se as crianças da casa conseguem alcançar ou se você mesmo conseguirá acessar as prateleiras. Por isso a funcionalidade é tão importante! Móveis planejados duram por muito tempo e precisam ser funcionais em todas as etapas da vida.

 

dicas móveis planejados

Pesquise por referências

Referências nem sempre são apenas imagens da internet ou Pinterest. Temos também que entender qual tipo de produto existe no mercado nacional dentro do nosso contexto.

Quando nós, arquitetos e profissionais da área, estamos projetando, produzimos imagens super realistas para mostrar aos nossos clientes os ambientes. Porém, geralmente, quando estamos projetando baixamos diversos blocos 3D só pela beleza e não sabemos qual é o fornecedor ou se realmente eles existem. E se seu cliente escolher justo aquele que não existe? Por isso, Letícia frisa a importância do Casoca na hora de projetar e especificar. E Mari completa com a importância de conhecer as marcas. E como as marcas que estão dentro do Casoca se propuseram ajudar o arquiteto a encontrar e conhecer os produtos reais!

 

dicas móveis planejados

 

Procure bons parceiros e fornecedores

Quando pensamos em fornecedores, estamos falando das indústrias, das lojas, dos montadores, dos eletricistas e dos encanadores. São muitos parceiros e muitas pessoas que trabalham em conjunto para um projeto funcionar!

Precisamos buscar sempre indústrias de confiança e boa qualidade, sem esquecer que durante todo o processo podem haver imprevistos desde a chegada dos produtos na casa dos clientes. Podemos esbarrar em um móvel, danificar a peça ou até mesmo passar por uma montagem desalinhada ou em local trocado. Por isso a importância do acompanhamento em todo o processo e se relacionar bem com lojas parceiras fazem grande parte do apoio com o cliente! Garantir uma boa parceria com bom intermédio dos arquitetos é um diferencial para fazer com que o cliente termine a obra feliz!

 

“A indústria para nós, especificadores, nos dá uma base muito forte em termos de produtos, qualidade de produto. E toda essa questão está ligada a marca: marcas fortes, parceiras, marcas  importantes na nossa vida.” – Diz Letícia 

 

Por isso a importância de ter produtos de altíssima qualidade como os produtos Hettich. São produtos versáteis e cheios de tecnologia que trazem essa diferenciação dos outros. E muitas vezes como uma parte mais “escondida” nem sempre são lembrados da diferença que trazem para a vida útil e funcionalidade dos móveis.

 

dicas móveis planejados

 

Atente-se aos detalhes

Às vezes nos prendemos no desenho como um todo e esquecemos dos pequenos detalhes no projeto técnico dos móveis planejados. Letícia exemplifica aqueles projetos que você tem 3 orçamentos diferentes e não consegue entender o que altera de um para o outro. Essas diferenças estão nos detalhes: qual dobradiça foi orçada? Por isso a importância de especificarmos tudo em nossos projetos!

Se não especificamos o mesmo móvel/cozinha, podemos receber orçamentos que variam de 5 a 20 mil reais. A diferença não é pela estética, mas pela qualidade do móvel planejado. Devemos sempre indicar no projeto qual é o tipo de abertura, puxador, fechamento de todos os móveis planejados. Para isso, devemos colocar uma seta de especificação e escrever, por exemplo: “dobradiça com amortecimento – Hettich”. Não precisamos ser muito minuciosos. É preciso apenas especificar as coisas principais: dobradiças, corrediças, se a porta é sobreposta ou embutida… São pequenas coisas que fazem toda a diferença no projeto!

 

dicas móveis planejados

 

Quer conferir essas dicas na íntegra? É só dar play no vídeo! 

 

 

Além disso, corre pro Casoca e venha conhecer a Universidade Casoca. Um espaço dedicado aos profissionais e estudantes de arquitetura e design que buscam por mais capacitação, conhecimento e evolução profissional! Você também encontra 4 dicas na hora de especificar cama, mesa e banho!

 

E aproveitem pra saber um pouco mais sobre a Hettich e o Grupo Bigfer no episódio especial que saiu no podcast Anteprojeto!

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!