A Decoração Cinza – Aprenda como utilizar

Sesso e Dalanezi

A Decoração Cinza – Aprenda como utilizar

Ao pensar em decorar um ambiente, uma das cores que mais está em alta é a escala de cinza. São as mais diversas tonalidades de uma cor que pode criar uma sensação diferenciada dentro do mesmo ambiente.

 

Quando olhamos o showroom de novos empreendimentos de condomínios em Curitiba, por exemplo, as diversas tonalidades de cinza estão presentes em pelo menos dois cômodos da casa: quarto e banheiro. Não existe uma explicação tão lógica para isso, mas sim, a sensação agradável que essa paleta de cores causa, além da facilidade para acertar na decoração de bom gosto.

 

O cinza não foge a regra da neutralidade, porém, não fica nem um pouco na mesmice do branco tradicional da maioria das paredes. Se você está pensando em adotar esse estilo, preparamos aqui algumas dicas interessantes que podem te ajudar a planejar a tonalidade dos ambientes da sua casa.

 

A parede cinza e a formação do ambiente

Como falamos, o cinza não foge da neutralidade, por isso, se a ideia for deixar o ambiente mais clean, é possível usar móveis e outros utensílios de decoração que estejam nessa mesma tonalidade, ou até mesmo fazendo a combinação entre branco, bege ou madeira para suavizar os tons na totalidade do ambiente.

 

decoração cinza

Projeto por Marcelo Nassif Arquitetura

 

Se a intenção for partir para um ambiente colorido, aposte em tonalidades de cor mais fortes para os móveis e adornos, deixando que o cinza faça o papel principal tornando as paredes mais neutras. Esse estilo de decoração traz mais modernidade ao ambiente, e faz com que os objetos coloridos se destaquem em meio ao espaço.

 

decoração cinza

Projeto por Pietro Terlizzi Arquitetura

 

Se a ideia for deixar toda a decoração cinza, utilize mais de uma tonalidade para compor seu ambiente. A monotonia das cores não é tão interessante e pode ser quebrada com a intensidade de alguns tons de cinza, isso traz um charme interessante para o ambiente e fica super em linha com um estilo de decoração em alta na atualidade, a “decoração minimalista”.

Pensando nos diversos ambientes da casa

Quando o assunto é a decoração da sala de estar, principalmente se você adquiriu um novo imóvel, como uma belíssima cobertura em Curitiba, os tons de cinza podem dar um toque de elegância incrível para o ambiente.

 

Sala de estar

A cor cinza pode parecer neutra e sem intensidade se não usada da forma correta. Mas, justamente por ser clean tem as suas vantagens na hora de criar uma decoração, principalmente para ambientes como a sala de estar.

 

O cinza combina com diversas cores, tanto de paletas mais vibrantes, quanto para uma combinação de cores mais suaves. Se você pensa em adotar essa cor para sua decoração, aqui vão algumas dicas interessantes:

 

Cinza como base ou nos detalhes da sala de estar?

O cinza pode ser utilizado em alguns detalhes, tanto em paredes, quanto em móveis e acessórios, como quadros em base cinza, por exemplo. Porém, é uma excelente cor para servir como base na decoração.

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

Uma opção é mesclar uma parede inteira em cinza com alguns detalhes em amarelo ou vermelho vibrante. As cores podem variar de acordo com o seu estilo, o importante é contrastar o cinza com algo mais chamativo, se o efeito desejado for trazer mais vida ao espaço.

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

Quartos

Quando compramos um imóvel novo, como os sobrados a venda em Curitiba, queremos deixa lo igual aos apartamentos das revistas de decoração. Por isso, primeiro definimos o estilo que mais se adapta a nossa personalidade, e então colocamos a mão na massa.

 

O quarto é um dos ambientes que mais se utiliza na casa, e por isso, merece uma atenção especial! Deve ser um local de relaxamento e descanço, por isso, a escolha das cores é fundamental para criar uma sensação agradável.

 

O cinza é um tom bastante indicado, até mesmo se a opção for pelos papéis de parede. A escala dos tons de cinza permite uma composição que traz calma, ideal para quem tem um dia agitado e precisa descansar. Com um pouco de criatividade é possível fazer uma combinação de cores interessante, contrastando com as opções escolhidas para quadros, abajures, mesinhas laterais e outros acessórios.

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

decoração cinza

Projeto por Marcelo Nassif Arquitetura

 

Cozinha

Esse cômodo normalmente tem cores mais neutras como a base nas paredes. É comum optar pelo uso de azulejos e pisos com tons mais claros, por isso, o cinza é a cor que está na moda, principalmente nesse ambiente. Lembrando, o cinza é uma ótima opção quando se pensa em limpeza e manutenção, já que suja menos que o branco padrão!

 

decoração cinza

Projeto por Marcelo Nassif Arquitetura

 

Os armários e eletrodomésticos sempre influenciam na composição da decoração da sua cozinha. Se você optar por um estilo mais conservador, o branco provavelmente será a cor predominante desses produtos, que iram contrastar perfeitamente com o cinza.

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

Para decorações mais modernas, tons mais escuros da escala de cinza são usados como base nas paredes e no chão, e os eletrodomésticos no estilo retro (aqueles vermelhos, pretos e cromados) ou móveis com cores mais intensas finalizam o ambiente.

 

Escolha entre ser conservador ou moderno

Um ambiente com tons de cinza transita entre o design clássico e o moderno facilmente. Por isso, essa é a primeira decisão a ser tomada. Se você gosta de um estilo mais conservador, sem grandes extravagâncias, com certeza o cinza será a cor base da sua decoração e você pode mescla-lo com branco, preto ou outros tons cinzas. Se esse estilo te agrada, não deixe de conhecer sobre a decoração minimalista, preparamos algumas dicas bem legais em um post exclusivo.

 

Agora, se o objetivo é ousar um pouco mais, uma opção interessante é deixar as paredes em tonalidades da escala de cinza e usar cores mais fortes nas almofadas (desde que o sofá também tenha uma cor neutra). Lembre-se, o uso de cores pode ser legal, mas sempre com parcimônia! No design de interiores, menos costuma ser mais!

 

decoração cinza

Projeto por Pietro Terlizzi Arquitetura

 

O cinza também pode ser utilizado para criar uma semelhança com as paredes industriais. Nessa decoração prefira móveis com acabamento em couro e cores fortes como o preto para detalhar o ambiente. Se estilo te agrada, procura saber mais sobre a decoração industrial.

 

decoração cinza

Projeto por Sesso & Dalanezi Arquitetura

 

O cinza como base para cores fortes

Ao pensar na decoração dos ambientes da casa é preciso definir uma paleta de cores predominante, de preferência com opções de tons frios e quentes para fugir da monotonia.

 

As cores dizem muito sobre a sensação e personalidade do ambiente. Tons frios podem causar uma sensação de vazio e tristeza, por isso deve-se procurar utiliza-los em mescla com tons mais quentes. As cores “quentes”, por sua vez, podem criar um clima de alegria pois geram uma intensidade de vibração maior.

 

Por isso, para que o ambiente não se torne cansativo, é sempre bom fazer um balanço entre essas opções.

 

decoração cinza

Projeto por Pietro Terlizzi Arquitetura

 

Evite ambientes monocromáticos por toda a casa. Você pode utiliza-los, mas é válido lembrar que eles podem se tornar cansativos. Por isso, tente fazer uma composição harmoniosa. Sabe uma maneira bem legal de fazer isso? Utilize quadros, vasos decorativos e invista na iluminação!

 

A escala de cinza está em alta, e agora que você já aprendeu um pouco sobre as diferentes maneiras de utiliza-la pode começar a pensar em como aplica-la em sua casa.

 

Precisa de ideias do que utilizar na decoração da sua casa? Deixe seu comentário abaixo, vamos te ajudar a pensar em uma composição legal!

 

Sobre Casoca


Somos a plataforma de especifiação oficial do mercado arq&design brasileiro que revolucionou a forma de especificar projetos no Brasil. Somos a ferramenta de trabalho essencial dos profissionais de arquitetura, design e decoração e fazemos parte da rotina dos mais de 240.000 usuários cadastrados. Reunimos, de forma eficiente, não apenas arquivos 3D, mas também informações gerais, específicas e conteúdos constantemente atualizados dos produtos oficiais do mercado.

Comments

comments

Casoca

Somos uma startup do mercado de Arquitetura e Decoração! Oferecemos uma plataforma gratuita de blocos 3D para os profissionais da área, otimizando o processo de representação gráfica e especificação de produtos.

Acesse www.casoca.com.br para conferir o catálogo digital 3D com produtos das melhores marcas do Brasil para especificação e representação gráfica dos arquitetos, decoradores e designers!

MARCAS e LOJAS:

Cadastre seus produtos no CASOCA e permita com que milhares de profissionais utilizem em projetos! Deixe suas informações, estraremos em contato!